terça-feira, 18 de maio de 2010

Jesus amou-os até o fim ou mostrou-lhes então que os amava perfeitamente (conforme nota da NVI)


Jesus bem sabia com quem lidava... Ele mesmo os havia escolhido. Sem contar o fato de Jesus ser Deus conhecendo assim, o íntimo de cada uma de suas peculiares criaturas.
Foi assim, ciente do que se passava no coração daqueles homens, que Jesus faz algo parecido com uma dinâmica de grupo (práticas sem noção que só são entendidas depois com uma boa explicação e que na maioria das vezes faz a gente pagar um mico daqueles!). Durante o jantar, se levanta, tira seu manto pra ficar bem à vontade, coloca água numa bacia e prende uma toalha na cintura. Sim, o Mestre estava prestes a ensinar algo, porque toda dinâmica tem uma moral! Apesar de que tem cada dinâmica de grupo por ai... Mas não vou entrar nos méritos!


A dinâmica consistia em lavar os pés dos discípulos como ilustração para uma lição. Ao chegar a vez de Pedro participar Jesus passou por certa dificuldade. Ele conhecia bem Pedro e sabia que com ele era “ou tudo ou nada”. Quando Pedro viu o que Jesus pretendia, disse ao Senhor que este nunca iria lhe lavar os pés. Algo que eu acho interessante aqui, um pouco inusitado até, é que Jesus faz um tipo de chantagem emocional com Pedro ao responder que se não lavasse, Pedro não teria parte com ele. Chega a ser cômico (pelo menos pra mim)! Mais engraçado ainda é a reação de Pedro ao ouvir isso da boca de Jesus. Ele pede pra Jesus não lavar somente os pés, mas também as mãos e a cabeça! Tadinho do Pedro, não entendeu nada! Jesus só queria deixar o exemplo de como devemos agir enquanto líderes. Mas Pedro, tsc tsc... Depois disso, o Mestre colocou o seu manto de volta e explicou o que havia feito.

Jesus começa a falar, então, que um deles o iria trair. Ele também conhecia muito bem Judas. Acredite ou não, foi Ele quem o chamou para ser seu discípulo. Os discípulos ficaram curiosos pra saber quem seria o traidor, e Jesus sem muita cerimônia revela que seria Judas. Eles não entenderam na hora, mas depois aquilo fez muito sentido!

Após esse momento tenso, Jesus, sabendo que estava chegando a hora de partir, fala um pouco sobre o lugar para onde iria. E Pedro pergunta por que não poderia ir junto afirmando que daria a sua vida pelo Mestre. Mas Jesus bem sabia que não seria bem assim, ele conhecia Pedro!

Nesse episódio vejo o amor de Jesus para com aqueles homens. E penso que esse amor não é diferente do amor dele para com a minha pessoa! Ele me fez. Ele me conhece. Ele me entende e tem uma paciência gigantesca comigo! Mesmo eu não entendendo absolutamente nada das dinâmicas divinas, mesmo eu tendo em mim pecados terríveis, mesmo eu pensando que darei a minha vida quando ainda sou completamente presa ao materialismo e ao egoísmo. Ele me ama! Ama perfeitamente, ama até o fim! O melhor de tudo é que você não precisa ficar com inveja (rs!), pois ele também ama você do mesmo jeito!


Anaí M. França
S.M. Arcanjo-SP

4 comentários:

  1. E esses aí não tinham nem as meias velhas...

    ResponderExcluir
  2. Bem, não quero necessariamente comentar sobre este texto. Mas comentar algo...
    Que o mês de maio está meio escuro como o entardecer dos dias de outono, e que as noites ultimamente tem sido mais longas...
    Na última Quinta, dia 20 de maio não acordei bem, falei com o Grande Criador e só conseguia chorar... fiquei feliz por chorar pois a tempo não alcançava esta virtude... mas não foi suficiente, eu sabia que o G.C. estava ali, mas minha angústia tambem. Lembrei da Nathi e me vesti de preto, que por sinal fiquei muito linda... mas e daí? Um aluno meu de teologia sistematica passou por mim e disse: "nossa" que escuro... e eu disse sim, inclusive vou sentar ao pé daquela árvore, até o dia clarear em meu coração... tudo o que sei que a alvorada chegará

    ResponderExcluir
  3. ... SÓ QUERO AMAR MELHOR...

    ResponderExcluir
  4. puxa.. amar melhor é quase um suicídio, se é que na verdade não o seja de fato.
    Noites longas, dias frios e parece que eles se estendem à Junho.
    As temperaturas caem dia após dia, apesar da nossa insistente teimosia em permanecermos em pé, e detalhe, alguns de nós são acéfalos, pois estão nus no meio da praça em pleno inverno.

    ResponderExcluir